PERU

Quando se pensa em ir ao Peru, arrisco dizer que a maioria das pessoas evoca a natureza exuberante dos Andes aliada ao misticismo do povo Inca.

E embora elas tenham razão ao fazê-lo, o país surpreende com experiências incríveis muito além da famosa cidade de pedra.

Minha viagem foi dividida em três partes: Cuzco & Machu Pichu, Arequipa e Lima. Todas muito diferentes entre si, o que me permitiu conhecer muitas das cores deste país incrível.

Cuzco & Machu Pichu

Ao redor de Cuzco diversos sites arqueológicos contam a história do povo Inca: sistemas de defesa, agronomia e sua arquitetura, que resistiu a séculos de terremotos.

Segui de carro pelo Vale Sagrado dos Incas, para vilarejos como Písac, Urquillos, Moray, Urubamba e Ollantaytambo, onde a cordialidade e a simplicidade da população local são ainda mais genuínas.

Em Ollantaytambo, peguei o trem para Águas Calientes, base para conhecer Machu Pichu. Preferi acordar às 4 da manhã e enfrentar a subida de 3 horas a pé a fim de chegar lá antes dos ônibus de turismo.

E assim consegui fotografar Machu Pichu sem muitas interferências e antes do nascer completo do sol. Uma experiência que jamais sairá das minhas retinas.

Arequipa

Construída toda em pedra vulcânica com a riqueza da mineração, Arequipa tem um charme peculiar que faz com que o tempo passe em um ritmo único.

Perto dali, desci de rafting pelas corredeiras do rio Chili em um bote com alguns jovens locais que conheci por acaso, reunidos para comemorar a visita de um dos amigos que morava no Canadá.

Conversando com um deles, descobri sobre o deserto de Yura, a 1 hora de distância do centro, que não constava em nenhum guia e acessível com ônibus municipal de baixíssima frequência diária.

Lima

Surpreendentemente moderna, a capital do país guarda preciosidades arquitetônicas e culturais por todos os cantos. Além da sua já famosa e premiada culinária.

Andando pelo centro de Lima, as pessoas se mostram ainda mais hospitaleiras quando descobrem que você é do Brasil. Em frente ao palácio presidencial, esbarrei com um grupo de crianças do interior do país que não sossegaram até que tivessem tirado foto com o visitante que veio do país de Ronaldinho e do Neymar.

Lima é uma cidade surpreende e tem um por do sol à sua altura. Sobre as ondas perfeitas da costa peruana, o sol se despede entrando nas águas frias do Pacífico, em um espetáculo que transforma o céu da cidade em uma explosão de cores.

Advertisements
View All